SEA | 19 de novembro de 2025
A velocidade de propagação do som no oceano é diretamente influenciada pela Temperatura, Salinidade e Pressão, pois esses fatores alteram as propriedades de densidade e elasticidade (compressibilidade) da água do mar.
O som se propaga mais rapidamente em meios mais rígidos (elásticos) e mais lentamente em meios mais densos. No entanto, a elasticidade (ou o módulo de elasticidade volumétrica) é o fator dominante na água.
A velocidade média de propagação do som no ar é de aproximadamente 340 m/s, enquanto que na água doce essa velocidade é de aproximadamente 1.450 m/s e na água salgada de aproximadamente 1.500 m/s. Como esses parâmetros estão em constante variação no mar, podemos encontrar diferentes perfis de velocidade do som a depender do local, da profundidade e também do período analisado.
Este perfil gera fenômenos como o Canal SOFAR (Sound Fixing and Ranging channel) a uma profundidade onde a velocidade do som atinge seu valor mínimo, permitindo que o som viaje milhares de quilômetros com pouca perda de energia.
A velocidade do som na água é crucial para tecnologias como o sonar e para o estudo da oceanografia acústica.