A Solução Holandesa:
Difusores acústicos de terra em escala monumental

SEA | 10 de setembro de 2025

A mitigação do ruído aeronáutico em grandes centros urbanos representa um dos desafios mais complexos da engenharia acústica contemporânea. A gestão do ruído gerado por operações de aeroportos, como o Aeroporto de Amsterdã-Schiphol (AMS), exige soluções que sejam tanto eficazes quanto sustentáveis.

O som emitido durante as fases de decolagem e aterrissagem de aeronaves atinge, em média, níveis impressionantes de até 120 dB(A). Contudo, a característica mais crítica desse ruído aéreo é a predominância de baixas frequências.

Problema Central: Ruídos de baixa frequência possuem ondas sonoras longas que são inerentemente mais difíceis de atenuar. Sua propagação ocorre com baixa perda de intensidade ao longo de grandes distâncias, necessitando de barreiras massivas ou de técnicas avançadas de difração e absorção sonora.

Como, então, atenuar a propagação de um ruído de baixa frequência com alta energia em áreas residenciais próximas?

Na busca por uma solução de controle de ruído aeroportuário que se integrasse à paisagem, o Aeroporto de Amsterdã-Schiphol, um dos hubs mais importantes da Europa, adotou uma estratégia engenhosa de engenharia civil e acústica: a construção de taludes artificiais de terra.

Estes montes de terra (ou aterros) não foram concebidos como simples barreiras acústicas (que dependem majoritariamente da lei da massa para a atenuação por isolamento). Em vez disso, a geometria e a disposição em torno do sítio aeroportuário funcionaram como enormes difusores acústicos.

Princípio da Difusão: O objetivo primário de um difusor acústico é espalhar a energia sonora de maneira uniforme no tempo e no espaço, reduzindo a intensidade percebida em direções específicas (como áreas residenciais). Ao utilizar superfícies irregulares e de grandes dimensões (a Land Art Park), a energia das ondas de baixa frequência é dispersa e quebrada, minimizando o impacto do ruído no entorno.

Esta solução de bioengenharia e acústica ambiental exemplifica a sinergia entre design, sustentabilidade, e controle de poluição sonora. O resultado não foi apenas a redução do ruído gerado por aviões, mas também a criação do Land Art Park, um espaço verde que valoriza a qualidade de vida da comunidade, transformando um problema de poluição sonora em um ativo paisagístico.

ENDEREÇO:

Torre Norte - Av. Des. Moreira, 1300 Sala 602 - Aldeota, Fortaleza - CE, 60170-002

CONTATOS:

(85) 9 9426-0958

contato@seacustica.com.br

ASSOCIAÇÕES

SOBRAC2

LOCALIZAÇÃO: